sexta-feira, 5 de setembro de 2014

postheadericon Cuidar do espaço público é cuidar da segurança

A iniciativa de cuidar de ruas e avenidas de São Paulo está ligada à segurança pública. Calçadas esburacadas, lixos espalhados, mendicância, pichação, camelôs irregulares e iluminação precária praticamente dobram as chances de criminosos agirem.

Um psicólogo americano chamado George Kelling criou a “Teoria das Janelas Quebradas” para mostrar que onde há degradação os delitos aumentam. O estudioso estacionou um carro em uma rua da Califórnia durante  quatro dias e ele ficou intacto. Depois disso, quebrou uma janela do carro e, então, o veículo ficou destruído, tornando-se um alvo para outros danos.

Esta situação ocorre todos os dias em São Paulo, só que de formas diferentes.  Andando no centro constamos isso: ao encontrar papel no chão, cigarros e outros materiais, a probabilidade é que mais lixo apareça. Quando existem pontos de descarte de entulho a tendência é que se jogue ainda mais entulho neste local.

A rua é do cidadão! Ele deve comunicar o que está vendo de errado - agindo como um zelador urbano. É preciso aumentar o sentimento de pertencimento, adotar essa postura de donos do espaço público e cuidar dele. Isso já funciona nos Conselhos de Segurança (CONSEGs) e Ações Locais, quando moradores unem-se para construir soluções com o poder público.

Na Câmara Municipal recebemos o Coordenador dos CONSEGs para incentivar esses cuidados. Sou defensor de um trabalho conjunto com o cidadão, que é a nossa maior voz. O  importante é cada um fazer a sua parte. Se fizer com dedicação e ser persistente, dá certo.


Coronel Camilo é vereador por São Paulo.
Comandou a PM de São Paulo de 2009 a 2012

0 comentários:

A AME JARDINS

Associação de Moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, a AME JARDINS é uma organização sem fins lucrativos, comandada por um comitê integrado por membros associados, moradores da região, que trabalham voluntariamente.

Atuação da Ame Jardins

• Áreas Verdes
• Zeladoria Urbana
• Trânsito
• Lei de Zoneamento
• Segurança Pública

Seguidores

Tecnologia do Blogger.