quarta-feira, 28 de outubro de 2009

postheadericon Diretores da AME JARDINS encontram-se com técnicos da CET




Um dos temas mais recorrentes nos Jardins é o trânsito. Sabemos que esta é uma questão que afeta não somente nosso bairro, mas toda a cidade de São Paulo. No entanto, há algum tempo observamos abusos que devem ser contidos.

Estamos em uma região tombada, altamente arborizada, com alamedas cuidadosamente projetadas, sendo a maior parte das vias definidas por lei como exclusivamente de trânsito local, com raras exceções, como a Av. Brasil e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, onde é admitido o trânsito de passagem.

A realidade, contudo, tem demonstrado flagrante desrespeito à lei. Muitas vias exclusivas de trânsito local têm sido usadas como rotas de desvio do trânsito de passagem, inclusive com encorajamento da sinalização.

Outro problema é o estacionamento irregular de pequenos caminhões transportadores de veículos a serviço das concessionárias localizadas na AV. Europa, como se observa na foto.

Por essas razões, a Diretoria da AME JARDINS reuniu-se com técnicos da Gerência de Engenharia de Tráfego - 1 (GET-1) e da Diretoria de Planejamento e Educação no Trânsito, ambas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Muitas são as solicitações recebidas semanalmente pela AME JARDINS. São pedidos para implantação de Zona Azul, para mudança de mão da via, proibição de estacionamento em um dos lados da rua, instalação de elementos para redução de velocidade dos veículos, tráfego de caminhões pelo bairro, fiscalização por estacionamento irregular, entre outros. Tivemos a oportunidade de debater esses assuntos e receber orientações técnicas para que nossos anseios se tornem, da forma mais adequada, realidade.

Um dos pontos mencionados refere-se aos diversos requerimentos dos moradores dos Jardins protocolados na CET. A sugestão é que todas as propostas sobre trânsito sejam concentradas na AME JARDINS e, assim, encaminhadas à CET para análise conjunta. Desta forma, será possível um olhar mais amplo para todo o bairro, evitando ações pontuais que refletirão negativamente em locais próximos, apenas transferindo o problema para outro ponto, sem solução efetiva.

Para que todo bairro seja beneficiado, a AME JARDINS prevê a contratação de um estudo mais detalhado que aponte alternativas para conter o fluxo de passagem. Ainda, discutimos a viabilidade da implantação de rotatórias verdes em substituição aos elementos de sinalização fixos no asfalto, tornando nossa região mais arborizada.

Compromisso assumido pela GET-1 foi o aumento da fiscalização no bairro para coibir o desrespeito às normas de trânsito.

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